Como lavar os seus tecidos de forma eficiente!

Significado dos símbolos de cuidado

Os símbolos de cuidado encontram-se nas etiquetas dos tecidos. Estes explicam como cuidar corretamente dos seus tecidos durante a lavagem ou limpeza a seco. A nossa tabela explica o significado dos símbolos - aqueles que são relevantes para a aplicação de nossos produtos – e o que deve fazer quando encontra cada um desses símbolos nas etiquetas de seus tecidos.

Pflegesymbole
Pflegesymbole

Separação da roupa

Separar a roupa é um passo importante para obter bons resultados de lavagem e para ajudar a proteger as cores dos seus tecidos. Separe os tecidos brancos dos tecidos coloridos antes da lavagem. Pode ainda separar os tecidos coloridos claros e escuros. Como alternativa, pode simplesmente adicionar uma toalhita Dr. Beckmann Absorve Cores & Sujidade à lavagem.

Usar a dosagem correta

Dureza e grau de sujidade da água

A recomendação de dosagem na embalagem são valores médios. Com detergentes resistentes e de cor, são baseados numa carga de 4,5 kg e com detergentes leves com carga de 2,5 kg de roupa. Além disso, as recomendações referem-se a um grau normal de sujidade e dureza média da água. Consequentemente, deverá perguntar o nível de dureza da água à sua empresa de serviços municipais e ter em conta o grau de sujidade da roupa. A capacidade de carregamento das máquinas de lavar roupa difere muito de acordo com o modelo. Se a sua máquina de lavar roupa tiver um tambor maior, a dose de detergente deverá ser maior também. O mesmo se aplica à água dura e roupa muito suja. Com água macia, roupa pouco suja e tambor pequeno, precisará de usar menos detergente.

Em caso de sobredosagem, o dinheiro é desperdiçado e o resultado de lavagem poderá ser menos satisfatório devido ao depósito de resíduos de detergente na roupa. Detergente a menos não lava a roupa adequadamente e as partículas de sujidade permanecem na roupa. Além disso, os depósitos podem ficar acumulados nos elementos de aquecimento no interior da máquina de lavar. E as  nódoas que não tenham sido completamente removidas podem entranhar-se no tecido de maneira a que sejam ainda mais dificilmente removidas posteriormente. 

Lavar a roupa e poupar energia

Hoje em dia, os detergentes e as máquinas de lavar modernas são tão eficazes que lavam os tecidos até mesmo em temperaturas mais baixas. As nódoas difíceis geralmente dissolvem-se, se a roupa estiver bem pré-tratada. Quem lava a roupa geralmente a 30 °C ou 40 °C, poupa não apenas nos custos de energia, mas também ajuda o meio ambiente. Com apenas um nível de temperatura inferior por carga de lavagem, todas as famílias alemãs poderiam economizar anualmente 1,3 milhão de toneladas de CO2 (fonte: IKW [Associação Alemã de Cosmética, Toalharia, Perfumaria e Detergente] Lavagem a 30 °C).

De modo a manter sua máquina de lavar livre de microrganismos ao lavar a baixas temperaturas, pode por a sua máquina de lavar de vez em quando a 60 ° C - ou utilizar Dr. Beckmann Limpa Máquinas de Lavar Roupa especialmente desenvolvido para esse fim.

Dicas Úteis

  • Tenha cuidado para não sobrecarregar a máquina de lavar roupa, isso poderá danificar a roupa. O atrito pode causar manchas e danificar a roupa. Lave sempre os tecidos impressos do avesso. Tecidos fortemente tingidos devem ser lavados do avesso para evitar a abrasão das cores. Quando as máquinas de lavar estão sobrecarregadas, a roupa não consegue mover-se livremente no tambor e dificulta o enxaguamento da roupa e assim resíduos de detergente podem aí permanecer.
  • Ao contrário de muitos pressupostos, programas de lavagem rápidos e curtos usam muita água e energia na medida em que a máquina de lavar aquece muito mais rápido. Estes são também menos eficazes porque não tem tempo suficiente para que o detergente cumpra o seu papel.