Perguntas frequentes

Neste secção, compilámos respostas para as perguntas mais frequentes.
Respostas a perguntas relacionadas com produtos específicos podem ser encontradas na página de produto respetivo.
Se tiver alguma outra questão ou ideia adicional, teremos todo o gosto em receber a sua mensagem através do formulário de contacto

Que tipos de nódoas existem?

Uma nódoa é uma contaminação na superfície de um material, como por exemplo, nos tecidos. As nódoas podem ocorrer de diversas maneiras e têm uma ampla gama de causas. Aqui, encontra as quatro categorias principais:

  • Nódoas de gordura (por exemplo, óleo de cozinha),
  • Nódoas à base de proteínas (por exemplo, sangue ou leite),
  • Nódoas possíveis de descolorar (por exemplo, sumo de frutas, café, vinho tinto, chá, bolor, etc.)
  • Nódoas que contenham pigmento (por exemplo, caneta, caneta de feltro, aguarela, batom, graxa de sapatos, terra, maquilhagem etc.)

Além disso, há também uma categoria de nódoas especiais, como a ferrugem e as chamadas nódoas de misturas, que consistem numa combinação de diferentes tipos de nódoas.

Porque é que há tantos Tira-nódoas Mágicos?

Porque não há duas nódoas iguais. Existe uma ampla gama de tipos de nódoas com estruturas e propriedades muito diferentes. Se o objetivo é remover uma determinada nódoa, o tira-nódoas deve ter em conta as respetivas estruturas, bem como as suas propriedades e neutralizá-las. Os surfactantes que reduzem a tensão superficial da água e facilitam a remoção da nódoa são usados para uma remoção bem-sucedida, por exemplo, de nódoas de gordura. Para as nódoas que contenham pigmento (por exemplo, caneta ou maquilhagem) existem certas substâncias ativas que diluem e libertam os pigmentos e, através disso, eliminam a nódoa. As nódoas possíveis de descolorar são removidas através da oxidação, isto é, com a ajuda do oxigénio. Para remover eficazmente as nódoas mais comuns, Dr. Beckmann oferece uma gama de oito Tira-nódoas específicos, que são especializados na remoção de certos tipos de nódoas.

Todas as nódoas podem ser removidas?

Infelizmente, não. As nódoas que não são removíveis podem, por exemplo, ser causadas por:

  • Vedantes de poliuretano e supercola (as nódoas são muito difíceis)
  • (materiais de desenho) Tinta da China (não são à base de água)
  • Edding® (marcadores de quadro branco)
  • Tintas permanentes / marcadores de feltro, bem como canetas esferográficas permanentes. A maioria com tinta preta.

As nódoas que são à base de pigmentos e que são lavadas antes da remoção total da nódoa e/ou que o tecido tenha sido engomado/passado a ferro, também já não podem ser removidas.

O que são agentes de branqueamento?

Os agentes de branqueamento removem nódoas de frutas, vegetais, chá, café, vinho etc. através da oxidação, ou seja, com a ajuda do oxigénio. Estes também iluminam os brancos e têm um efeito antibacteriano. Recomendamos a realização de um teste de resistência à cor em tecidos coloridos antes do tratamento da nódoa, para evitar efeito de aclarado. Os tecidos novos de lã, bem como de caxemira, não podem ser tratados com agentes de branqueamento, pois iriam destruir as fibras naturais ricas em proteína.

O que é a oxidação?

A Oxidação é a reação de uma substância com o oxigénio. De forma mais abrangente, é descrita como uma reação química durante a qual há libertação de eletrões. Uma aplicação prática dessa reação é o branqueamento à base de oxigénio.

O que são surfactantes?

Os surfactantes são substâncias de lavagem ativa, que reduzem a tensão superficial da água. Assim, a água consegue molhar mais facilmente as fibras do tecido e ficando a a dissolução do óleo e da sujidade de gordura dos tecidos mais facilitada. Existem 4 grupos principais de surfactantes: agentes tensioativos aniónicos, tensioativos não iónicos, tensioativos catiónicos e tensioativos anfotéricos.

O que são enzimas?

Enzimas são proteínas que aceleram vários processos químicos dentro de um organismo, ou são o que realmente os tornam possíveis. Nos produtos de limpeza, as enzimas suportam a decomposição ou "dissolução" de contaminantes orgânicos e, portanto, são usadas como componente essencial de limpeza e produtos de remoção de nódoas. As enzimas são proteínas altamente eficazes, capazes de realizar funções em pequenas quantidades e em baixas temperaturas. Dependendo do seu efeito, há uma distinção entre: amilase, celulase, lipase e protease.

O que são solventes?

Os solventes são líquidos que dissolvem os ingredientes ativos sem alterar a sua composição. Estes contribuem para o efeito de limpeza e evaporam-se parcialmente após a aplicação. Estes são normalmente usados para a remoção de sujidade adesiva, como óleo, gordura, cera, alcatrão, tintas, revestimentos e adesivos.

O que são aditivos de lavagem?

Os aditivos de lavagem são produtos que são utilizados como suplementos para o detergente em pó e aumentam a performance de lavagem.

O que são os branqueadores visuais?

Os branqueadores óticos são compostos com propriedades fluorescentes. O seu objetivo é aumentar o grau de brancura de um tecido compensando a tonalidade amarelada: a luz ultravioleta absorvida pela luz solar é refletida como uma ligeira fluorescência azulada, que é a cor complementar da tonalidade amarela. Isto fará com que o tecido pareça "mais branco".

O que são fibras naturais?

Existem dois tipos de fibras naturais:

  • fibras naturais provenientes de plantas feitas de celulose, como algodão, linho, cânhamo, rayon, etc. São compatíveis com calor, fricção e agentes de branqueamento à base de oxigénio. Estas são fáceis de branquear, porque são capazes de tolerar um certo grau de alcalinidade. No entanto, estas não devem ser expostas a ácidos.
  • fibras naturais provenientes de   animais, como seda, lã, lã merino, caxemira, etc. À semelhança da nossa pele, estas fibras contêm proteínas e, portanto, são muito sensíveis ao calor, fricção e agentes de branqueamento à base de oxigénio.

O que são fibras artificiais?

Existem dois tipos de fibras artificiais:

  • com base química, tais como poliamida (PA), poliacrilamida (PAC), spandex, lycra, poliéster (PES), etc.
  • à base de celulose, por exemplo, viscose (CV), lyocell, modal, cupro (Tencel®), acetato, etc. São muito sensíveis à fricção e aos agentes branqueadores à base de oxigénio. Além disso, estas têm uma resistência reduzida à tração húmida. Portanto, Dr. Beckmann Tira-nódoas Escritório e Bricolagem não pode ser aplicado nestas fibras.

Ambos os tipos de fibras artificiais são fabricadas sinteticamente.

Como fazer a prova de resistência da cor?

Para uma remoção da nódoa bem-sucedida, é importante saber se um tecido é de cor fixa ou não. Recomendamos sempre que seja realizada uma prova de resistência da cor. Para isso, utilize um pano branco e limpo com um pouco de Tira-nódoas Mágico. Experimente com o pano num local não visível do tecido, por exemplo, na bainha interior do tecido. O pano branco pode não absorver a cor do tecido. A remoção da nódoa pode ser realizada caso nem a cor nem a estrutura do tecido tiverem sido alteradas, depois da área de teste ter sido exposta ao tira-nódoas, lavada e seca.

O que são ácidos?

Os ácidos são líquidos geralmente, altamente corrosivos, que devem ser utilizados com muito cuidado (por exemplo, ácido clorídrico, ácido sulfúrico, ácido nítrico). Com certos ácidos é possível dissolver cal, dissolver e remover ferrugem.

Qual é a função de alcalinizar (bases) em produtos de limpeza?

O amoníaco, carbonato de sódio, sódio e hidróxido de potássio são os principais ingredientes para produtos alcalinos que dissolvem a sujidade, que são capazes de remover gorduras particularmente difíceis e depósitos à base de óleo (por exemplo, no forno), obstruções (por exemplo, no ralo). No entanto, os produtos alcalinos são incapazes de dissolver cal. Os produtos de limpeza que consistem principalmente em bases fortes são corrosivos. Os símbolos de perigo e os avisos de segurança devem ser seguidos cuidadosamente.

O que são agentes de polimento ou esferas de micro-polimento?

Em substâncias abrasivas, polidores de metais e produtos de limpeza do forno, os  componentes abrasivos servem como elementos mecânicos de moagem e polimento. O tamanho granulado e a consistência são criados de forma a que as superfícies fiquem limpas sem serem destruídas.